EQUIPAMENTOS

00000001-002Esterilização consiste na eliminação de todo e qualquer tipo de germe, presente no material ou utensílio a ser esterilizado, através do isolamento em uma câmara fechada (autoclave), submetida a alta temperatura e pressão.
O processo de esterilização ocorre em equipamentos chamados Autoclaves, com o principio de submeter os instrumentais a exposição de fatores ambientais de temperatura pressão de vapor saturado durante o tempo necessário para a morte dos agentes infecciosos e é o passo mais importante no processo de profilaxia, pois a limpeza e a higienização fazem a parte “grossa e visual” do processo, mas a erradicação minuciosa e concisa dos agentes causadores de doenças e complicações são eliminadas neste procedimento. Portanto deve-se submeter todos os instrumentos que sejam utilizados para o serviço de saúde a esterilização, pois as doenças usam estes instrumentos como “ponte” entre o corpo “doente” e o “saudável”. (Segundo Norma ABNT – NBR 11816/2003 – esterilizadores á vapor com vácuo para produtos de saúde). 

» POR QUE ESTERILIZAR?
A esterilização através da autoclave é o único processo eficiente que garante a eliminação de focos perigosos de contaminação comuns em utensílios de trabalho de esteticistas, manicures e podólogos. 

 » O QUE É AUTOCLAVE?

Autoclave é o equipamento de proteção utilizado na esterilização de materiais por profissionais de saúde, odontologia, estética, tatuadores de estúdios de body piercing.